Email: mendes@mendes.pro.br     twitter: @mendesfrc     facebook: https://www.facebook.com/mendesfrc

"Mestre  não  é  aquele  que  aprendeu  a  ensinar,  mas  aquele  que  ensina  a  aprender ".  (Cora Coralina)

Utilidades Diversas - Tirar Manchas

Como tirar manchas... UTILIDADES

 

Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas amareladas provocadas pelo tempo

Para tirar aquelas manchas amareladas que aparecem nas roupas, principalmente naquelas guardadas por muito tempo, proceda de acordo com o tecido, seguindo o passo a passo a seguir:

• Algodão e linho: Ferva o tecido em fogo baixo por 10 minutos em uma solução de sal, bicarbonato de sódio e água. Para as meias brancas, a dica é fervê-las por dois minutos em água e algumas fatias de limão. Depois deixe de molho até que a água esfrie, esfregue a mancha com sabão e enxágüe.

• Lycra: se for roupa de lycra branca, coloque-a de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Deixe por uma hora. Em seguida, leve para secar à sombra. No caso de lycra colorida, esfregue o local manchado com água e bicarbonato, porém, não deixe de molho.

• Naylon: mergulhe as roupas de naylon branco, numa solução de 1 litro de água com 2 colheres  (de café) de fermento em pó e deixe agir por 2 minutos. Se você fizer isso ao final de cada lavada, evitará que as roupas de naylon branco amarelem.

• Seda: quando a roupa é de seda branca, deve ser lavada normalmente, e deixada de molho num recipiente contendo ½ litro de água e ½ litro de leite cru. Deixe de molho por meia hora.  Para roupas de seda colorida, verifique antes se a cor é firme. Se sim, lave normalmente e acrescente à última água de enxágüe, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Depois torça a peça com o auxílio de uma toalha e passe o ferro com a peça ainda úmida.

Como tirar manchas de alcachofra

Antes de lavar a peça de roupa, aplique sobre a mancha um pouco de suco de limão por cerca de 20 minutos. Depois, segue-se uma lavagem normal.

Como tirar manchas de anilina

Deixe ½ litro de água ferver e desligue o fogo, acrescente 50 gramas de hidrosulfito de sódio . Estenda a peça de roupa manchada de anilina sobre uma vasilha e derrame a solução de maneira que atravesse a área manchada. Depois lave normalmente a roupa.

Você também pode aplicar sobre a mancha, água quente misturada com detergente e esfregá-la bem. Outra dica é passar a seguinte mistura: 1 colher (de chá) de água oxigenada diluída em 200 ml de álcool.

Como tirar manchas de base de rosto

Se o tecido manchado com base de rosto for de algodão, aplique vinagre branco sobre a mancha. Se a peça for de seda, dissolva água oxigenada 20 volumes em água fria. Depois é só lavar as peças com água e sabão, enxaguar bem e deixar secar à sombra.

Como tirar manchas de batom

Para tirar as manchas de batom em malhas de algodão, embeba um cotonete em éter, álcool ou benzina, e o pressione contra a mancha. Em seguida, lave com sabão neutro e enxágüe bem.

Em manchas de batom recentes, proceda da seguinte maneira: coloque a peça de molho em um pouco de leite quente e vá esfregando sabão de côco. Depois enxágüe como de costume. Você também pode mergulhar a peça de roupa em uma solução de água com bicarbonato de sódio e deixar agir por 10 minutos. Lave normalmente em seguida.

Outra opção é molhar a área afetada pela mancha, com uma solução composta de 1 colher de sopa de água oxigenada e 3 colheres de sopa de água. Deixe agir por alguns minutos e, depois, lave como de costume.

Como tirar manchas de bebidas alcoólicas

Passe sobre a mancha um algodão embebido em éter ou álcool. Depois lave como de costume.

Para clarear tecidos brancos manchados por bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, você pode usar uma solução de água oxigenada diluída em água. Em tecidos de cor, tire a mancha com vinagre branco diluído em água.

Como tirar manchas de beterraba

Coloque sal sobre a parte manchada de beterraba. Deixe por alguns minutos. Ferva água em uma panela e coloque a peça de roupa sobre o vapor por alguns minutos.

Outra opção é mergulhar a peça de roupa manchada em uma solução de 2 colheres de sopa de bórax (borato de sódio) e 500 ml de água.

Como tirar manchas de blush

Espalhe álcool puro ou éter sobre a mancha de blush. Você também pode usar vaselina líquida. Depois lave normalmente.

Como tirar manchas de bolor

Para tirar manchas de bolor de tecidos coloridos, aplique leite fervendo sobre a mancha e deixe secar ao sol. Talvez seja necessário repetir a operação.  Em seguida aplique sobre o local manchado, água morna com vinagre branco. Finalize enxaguando bem e leve ao sol para secar.

Para tirar manchas de bolor de tecidos brancos mergulhe a peça de roupa manchada em água quente com sal. Deixe de molho por alguns minutos. Em seguida leve ao sol, e vá aplicando uma solução composta por suco de limão e sal sobre a mancha, de hora em hora, até que ela suma. Depois lave normalmente.

A seguinte solução também é recomendada: em 2 litros de água adicione 2 colheres de sopa de detergente e 2 colheres de sopa de água sanitária. Mergulhe sua roupa manchada e a deixe de molho por algumas horas. Depois, enxágüe bem e leve para secar ao sol. O detergente pode ser substituído por vinagre branco na mesma proporção: 2 colheres de sopa.

Outra alternativa é adicionar uma colher de sopa de amoníaco a 100ml de água, e aplicar sobre a mancha. Depois é só enxaguar e levar para secar ao sol.

Para tirar manchas de bolor de roupas de lã deixe a peça exposta ao sol por algumas horas, em seguida, esfregue a mancha com uma escova embebida em álcool, tanto o lado direito como o avesso. Depois coloque um tecido sobre sua peça de roupa para protegê-la, e passe o ferro bem quente sobre a área afetada.

Para tirar manchas de bolor avermelhado para aquele tipo de mofo avermelhado, a dica é imergir o tecido numa panela com água e um pouco de fubá, levar ao fogo e deixar ferver por alguns minutos. Agora, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco; depois, enxágüe novamente e deixe secar.

Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de café e chá

Se a mancha for recente, basta passar uma pedra de gelo sobre a área afetada, e lavar normalmente em seguida.

Em roupas de lã, passe delicadamente um pouco de glicerina líquida sobre a parte afetada. Feito isso, lave como de costume.

Para tirar as manchas de café ou chá em roupas de seda de cor firme, embeba um algodão em água oxigenada 20 volumes. Espalhe a água oxigenada delicadamente até a mancha desaparecer. Lave, em seguida, normalmente.

 Em tecidos claros, as manchas podem ser removidas utilizando uma solução composta de meio copo de vinagre, meio copo de álcool e 1 copo de água. Passe uma esponja com essa solução diversas vezes e depois coloque para secar.

Para remover manchas de tecidos de cores não firmes, passe sobre a mancha uma solução composta de álcool etílico e sabão. Lave com água fria.

Se a mancha for de café com leite, esfregue na área atingida, um algodão com água oxigenada ou benzina. Posteriormente, lave a roupa normalmente.

Como tirar manchas de cal

A cal pode manchar suas roupas coloridas. Caso isso aconteça, aplique um pouco de vinagre ou suco de limão diretamente sobre o tecido. Enxágüe em água abundante.

Como tirar manchas de carvão

Remover manchas de carvão é muito fácil: basta esfrega miolo de pão fresco sobre a superfície afetada.

Como tirar manchas de cera de vela

Sempre que as manchas nas roupas forem provocadas por cera de vela, deixe a parafina secar e depois, retire o excesso com a parte da faca sem fio. Posteriormente, coloque a peça manchada entre duas folhas de papel toalha e passe com o ferro quente, mudando sempre o papel de posição, para absorver bem.

Logo após, coloque sobre a área afetada um pouco de talco neutro para absorver a gordura da parafina e deixe de um dia para o outro. Se ainda houver mancha, molhe-a com álcool e lave a peça inteira como de costume.

Como tirar manchas de chiclete

É muito simples retirar o chiclete que ficou grudado nas roupas das crianças: do lado avesso do tecido, esfregue uma pedra de gelo sobre o chiclete, até que ele fique bem duro. O segundo passo é tirar o excesso com a parte não cortante de uma faca e, finalmente, lavar normalmente. Se mesmo assim o chiclete permanecer, aplique sobre ele, uma clara de ovo misturada a um pouco de benzina. Depois, lave como de costume.

Uma dica é colocar a peça de roupa dentro de um saco plástico e, posteriormente, colocá-lo dentro do congelador por 1 hora. Este procedimento faz com que o chiclete endureça, tornando muito mais fácil retirar o excedente com o lado não cortante de uma faca.

Como tirar manchas de cigarro

Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe.  

As manchas provocadas pela nicotina do cigarro também podem ser removidas misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.

Como tirar manchas de chocolate

A mistura da gordura do leite com o corante do cacau, presente no chocolate, é a responsável por manchar as roupas. Coloque, embaixo da mancha, um papel toalha. Para tirar essas manchas, deve-se aplicar sobre a área afetada um algodão embebido em glicerina líquida. Deixe o algodão sobre a mancha por alguns minutos, depois passe outro algodão embebido com água morna ou álcool.

Como tirar manchas de Coca-Cola

Manchas de coca-cola ocorrem com freqüência e são simples de serem removidas de suas roupas quando ainda não estão secas: basta lavar imediatamente com água fria. Não lave com água quente ou morna, pois isso pode acentuar ainda mais a mancha, ao invés de removê-la.

Como tirar manchas de doces e caldas

Para tirar manchas ocasionadas por doces e caldas, deve ser o bastante deixar a roupa de molho em água morna com sabão neutro, depois enxaguá-la normalmente. Porém, se a mancha não sair, adicione algumas gotas de amônia à água e deixe de molho por mais, aproximadamente, meia hora.

Como tirar manchas de esmalte de unhas

As manchas causadas por esmalte de unhas podem ser retiradas com acetona ou removedor de esmaltes. Posicione um pedaço de papel toalha do lado avesso da peça de roupa, sob a mancha. Embeba um algodão em acetona, removedor de esmaltes e pressione diretamente contra a mancha (do lado direito da roupa). O papel toalha serve para absorver o excesso de acetona, portanto, troque se necessário. Lave imediatamente após a remoção da mancha.

O óleo de banana também é eficiente na remoção de manchas de esmalte, e pode substituir a acetona. Na remoção de manchas de esmaltes de tecidos finos, use água oxigenada para obter melhor resultado.

Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de ferro de passar

Se forem manchas suaves causadas pelo ferro de passar roupa, basta molhar a peça imediatamente e colocá-la para secar ao sol. Porém, se o ferro deixou marcas mais escuras,num tom amarelado forte, coloque a área de tecido afetada sobre uma toalha e esfregue com algodão embebido com água oxigenada 10 ou 20 volumes.  Depois, lave normalmente e deixe secar. A toalha serve para absorver o excesso de água oxigenada.

Outra solução é colocar um pouco de maisena sobre a mancha e esfregar. Depois, é só colocar a peça de roupa ao sol. Mas, se você não dispõe destes produtos, ao perceber a mancha, coloque a peça de roupa em um balde cheio de água fria e deixe de molho por 2 dias, trocando a água a cada quatro horas. A mancha desaparecerá por completo.

Se forem peças de roupas mais delicadas, tecidos de seda, lã e algodão, proceda umedecendo um pano escuro com água fria. Coloque-o sobre a peça de roupa manchada. Depois, exponha a peça ao sol durante algumas horas. Você também pode usar uma solução de ácido bórico com água. Deixe a solução secar sobre a mancha, e então, passe a parte afetada com o ferro quente.

Como tirar manchas de ferrugem

Para eliminar manchas de ferrugem, prepare a seguinte solução: esprema 1 limão e adicione 2 colheres (de café) de sal ou bicarbonato. Aplique a solução sobre a área manchada e estenda a roupa ao sol. Repita o procedimento até a mancha desaparecer.

Se forem roupas claras, recomenda-se passar leite azedo ou coalhada sobre a área manchada e depois lavar como de costume.

Existem no mercado, produtos específicos para a remoção de ferrugem. Eles também são eficientes quando utilizados em tecidos.

Como tirar manchas de flores

Em um recipiente de plástico, dissolva um pouco de amoníaco em álcool e, aplique a solução sobre a parte com mancha de flores. Depois de removida a mancha, lavar a roupa com água e sabão. Secar à sombra.

Como tirar manchas de frutas

Para nódoas de frutas em geral, coloque sal diretamente sobre as manchas, se forem recentes. Em seguida, em um copo de água fervendo, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando essa solução sobre a mancha.

Já em manchas secas, umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante. Outra dica é passar uma passar uma pasta de perborato de sódio e água, antes de água oxigenada.

Algumas frutas deixam nas roupas nódoas mais difíceis de sair. Para essas, siga as dicas abaixo conforme a fruta:

• Abacate: como o abacate é uma fruta oleosa, lave sua roupa manchada, em água quente e sabão.

• Ameixa e Tomate: umedeça a roupa manchada e depois polvilhe amido de milho sobre a mancha. Deixe agir até perceber que a mancha se desprendeu. Depois, retire a maisena e lave a peça como de costume.

• Banana: esfregue um algodão embebido em querosene sobre a nódoa.

• Caju: aplique sobre a mancha uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Estenda a peça de roupa ao sol mantendo o bicarbonato sempre úmido.

• Caqui e Pêssego: para estas manchas, a única saída é aplicar sobre a área afetada uma solução composta de 1 colher de sopa de ácido sulfúrico em 1 copo de água (cuidado, é veneno). Posteriormente, umedeça um pano com esta solução e esfregue sobre a área afetada. A roupa deverá ser lavada e bem enxaguada.

• Jabuticaba e Uva: esfregue sobre as manchas provocadas por jabuticaba ou uva um pano embebido em água oxigenada. Repita esta operação até a mancha desaparecer. Lave a peça normalmente e enxágüe bem.

Como tirar manchas de gordura

Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.

Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.

Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.

Como tirar manchas de graxa de automóvel

Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.

Como tirar manchas de insetos

Manchas causadas por insetos também podem ser removidas. Dilua a mancha com água fria ou morna; em seguida, lave com amoníaco e água pura.

Nas manchas causadas por moscas em cortinas, misture 200 ml de água a 200 ml de álcool e aplique com um algodão, pressionando bem contra a mancha. Outra solução a ser utilizada nesse caso, é a mistura de três partes de óleo de parafina a uma parte de vinagre branco.

Se forem manchas em couro, molhe um pano com vinagre branco e passe sobre sua roupa.

Como tirar manchas de iodo

Para tirar manchas de iodo, leve ao fogo uma quantidade de leite suficiente para cobrir sua peça de roupa. Assim que o leite levantar fervura, desligue a chama, coloque a roupa manchada e deixe-a de molho até o leite esfriar. Conclua lavando bem para retirar o leite do tecido.

Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de lama

Lave a roupa manchada de lama com água morna e vinagre, misturados em partes iguais. Depois lave normalmente e seque a sombra.

Como tirar manchas de mel

Para manchas de mel, dilua bicarbonato de sódio em água quente e aplique diretamente sobre a mancha. Deixe agir e enxágüe em água fria.

Como tirar manchas de mercúrio cromo

Se a mancha ocorrer em tecido branco lavável, deve-se colocar a peça de molho numa solução de 1 colher de chá de vinagre branco com 4 colheres de sopa de água sanitária em uma bacia média cheia de água quente. Após 10 minutos, esfregue bem e lave de acordo com o tipo de tecido. Outra opção para tirar manchas de mercúrio cromo, é aplicar água oxigenada 20 volumes sobre a área afetada.

Aplicar uma gema dissolvida em água sobre a mancha de mercúrio serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.

Como tirar manchas de molho de tomate

Quando a mancha for causada por molho de tomate, raspe a área afetada com uma espátula e coloque sobre ela um pouco de água quente com detergente. Se for mancha seca, molhe uma esponja com água oxigenada 10 ou 20 volumes e, vá esfregando a esponja sobre a mancha até que ela saia.

Como tirar manchas de mostarda

Para tirar manchas recentes de mostarda, derrame sobre a área da mancha, uma solução de detergente, vinagre branco e água quente. É melhor fazer isso com a roupa esticada sobre uma vasilha e deixar a solução atravessar o tecido. Finalize enxaguando em água fria.

Como tirar manchas de nicotina

Primeiramente, limpe o local com um pano molhado com álcool. Se a mancha de nicotina persistir, misture 1/2 de xícara de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido, e 1 colher (de sopa) de vinagre branco, e derrame sobre ela. Deixe cerca de 10 minutos e, então, enxágüe. 

As manchas provocadas pela nicotina do cigarro podem ser removidas também misturando partes iguais de água oxigenada 10 ou 20 volumes e limão e, esfregando essa solução com uma esponja sobre a mancha.

Como tirar manchas de óleo

Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.

Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.

Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.

Como tirar manchas de ovo

Não use água quente para limpar manchas causadas por ovos, somente água fria. Deixe a área afetada coberta com um pano úmido enquanto não puder limpar, para que a mancha não se fixe. Coloque um papel toalha embaixo do tecido, umedeça um pouco de sal e aplique sobre a mancha deixando alguns minutos. Enxágüe. Se a mancha ainda persistir, passe sobre ela uma solução de meia xícara de água fria e 1 colher de chá de amônia.

Como tirar manchas de perfume

Remove-se este tipo de mancha embebendo o lugar manchado com uma solução de "casca de quilaia" raspada e água morna. Essas cascas são vendidas em farmácias e drogarias.

As manchas de perfume em qualquer tecido (menos os sintéticos) também saem com a solução de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água.

Para manchas provocadas pelo uso de desodorante, aconselha-se não aplicar o sabão diretamente sobre a mancha. Apesar de serem manchas difíceis de tirar, tente aplicar bicarbonato de sódio diluído em água e deixar por cerca de 30 minutos. Outra opção é pingar algumas gotas de limão sobre o local, deixar por alguns minutos e, antes que o limão seque sobre a roupa, enxaguá-la bem.

Como tirar manchas de piche

Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.

Como tirar manchas de plantas verdes

Aplique um pouco de álcool sobre a área manchada e deixe agir se houver manchas de plantas em suas roupas . Após isso, lavar como de costume.

Como tirar manchas de resina

Molhe um algodão com álcool etílico e passe sobre a mancha. Isso deve dissolver as manchas de resina. Você também pode usar terebintina para tirar este tipo de mancha.

Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.

Como tirar manchas de sangue

Não use água quente para limpar manchas de sangue recentes. Ao invés disso, posicione um papel toalha sob a mancha e, esfregue a área manchada com uma pedra de gelo.

Porém, se a mancha de sangue secou, um pouco de água morna é bem vinda. Misture, em 1 litro de água morna, 1 colher (de chá) de detergente líquido ou sabão em pó e 1 colher (de sopa) de amônia. Despeje a mistura através do tecido manchado.

Em tecidos brancos, embeba um algodão com água oxigenada 10 ou 20 volumes e vá friccionando contra a mancha de sangue.

Como tirar manchas de sorvete

Para livrar-se de manchas de sorvete, primeiramente, limpe com pano úmido e, aplique sobre a área manchada uma solução de 1 colher de chá de detergente com 1 xícara de chá de água. Seque com papel absorvente pressionando dos dois lados, para depois molhar com uma solução de 1 colher de chá de amônia em meia xícara de chá de água. Finalmente, seque a área manchada com papel.Aplicar uma gema dissolvida em água sobre a mancha de mercúrio serve para clarear manchas de mercúrio das roupas.

Como tirar manchas de sujeira não identificada

Não sabe de onde vem aquela sujeira na sua roupa preferida? Tente umedecê-la com uma solução de 1 xícara de água morna e 1 colher de chá de detergente. Então, seque a mancha com papel toalha dobrado, dos dois lados do tecido, apertando bem. Em seguida, molhe de novo a mancha com uma solução de meia xícara de chá de água com 1 colher de sopa de amônia.  Seque a roupa com papel toalha mais uma vez e, molhe com água limpa até que a mancha seja removida por inteiro.

Como tirar manchas de tinta a óleo

Os seguintes produtos são eficientes para tirar manchas de tinta a óleo das roupas: aguarrás, terebintina, gasolina, querosene, benzina. Em tecidos delicados, prefira utilizar álcool. Para tecidos escuros, melhor aplicar sobre a área afetada, um pouco de sumo de casca de limão ou leite quente.

Como tirar manchas de tinta de cabelo

Se for mancha seca , aplique sobre a mancha uma solução de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais. Se a tinta de cabelo acabou de espirrar em sua roupa, estique bem a parte manchada sobre uma vasilha e derrame um copo de água misturada com vinagre em partes iguais, deixando que o líquido atravesse o tecido na parte manchada. Outra maneira é passar desodorante em spray (não os de válvula) sobre a mancha.

Como tirar manchas de tinta de caneta esferográfica

Remova com álcool, aguarrás, ou spray de cabelo. Aplique um desses produtos numa escovinha e esfregue a marca deixada pela caneta.

Se não possuir esses produtos em casa, experimente deixar sua peça de roupa com mancha de caneta, dentro de leite por algumas horas, depois, esfregar a mancha com vinagre. O vinagre pode ser substituído por limão ou água sanitária diluída.

No caso de manchas de tinta de caneta esferográfica em roupas de couro, coloque uma esponja molhada numa mistura de amoníaco dissolvido em água morna, sobre a mancha, durante alguns minutos. Depois seque com uma flanela.

Como tirar manchas de tinta de carimbo

A primeira opção é aplicar suco de limão e sal sobre a área manchada com tinta de carimbo. Se a mancha não sair, tente pingar sobre a mancha algumas gotas de amônia e deixe agir por dez minutos. Depois lave a roupa com água morna.

Como tirar manchas de verniz

Coloque, sobre as manchas de verniz, removedor de tinta industrial e passe sobre elas um pouco de éter. Por último, escove com benzina.  Nas manchas antigas, aplique uma solução de 2 colheres de sopa de terebintina e duas de amônia e deixe descansar por ½ hora. Finalize lavando bem a peça.

Como tirar manchas de verduras

Passar uma esponja embebida em álcool é uma maneira eficiente de tirar manchas provocadas por verduras e legumes em geral. Se a mancha não sair, tente aplicar um pouco de amônia e depois lave com água e sabão. Para manchas de alcachofra, a solução é aplicar um pouco de limão e deixar agir.

Para tecidos brancos há a opção de esfregar a parte manchada com álcool e depois umedecê-la com uma mistura de terebintina com um pouco de clorofórmio.

Como tirar manchas de vinagre ou limão

Se um tecido colorido ficar manchado por causa de vinagre ou limão, você poderá remover estas manchas aplicando uma solução de 6 colheres de sopa de água e 2 de amônia. Molhe um pano ou esponja e vá passando esta solução na mancha.

Como tirar manchas de vinho

Para tirar manchas de vinho branco, passe gelo no local, o mais rápido possível, e seque com guardanapo de papel. Coloque sal fino sobre a mancha e derrame, sobre o sal, leite bem quente. Se a mancha não desaparecer, deixe a peça de molho em uma solução de 1 litro de água e 4 colheres de sopa de vinagre branco. A seguir, lave com água fria e sabão, como de costume.

Se for mancha de vinho tinto, o truque é derramar vinho branco sobre a a parte manchada esticada numa vasilha, de maneira que vinho atravesse somente a parte afetada. Depois é só seguir a dica acima de como tirar manchas de vinho branco.

Como tirar manchas de vômito

Se o problema ocorreu em um tecido, e este for lavável, coloque-o em água corrente fria e esfregue o tecido, delicadamente. Se o tecido ainda apresentar manchas, molhe-o com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de água. Deixe por 5 minutos e em seguida despeje quantidade de água suficiente para deixar toda a peça de molho por mais ½ hora. Finalize lavando com sabão detergente ou conforme as especificações da etiqueta.

No caso de manchas de vômito em estofados e carpetes, retire primeiramente, todo o resíduo. Misture 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de água. Agora, umedeça o local afetado com esta mistura, deixe por um minuto e, com um pano ou escova molhada em água limpa, vá umedecendo o local afetado e secando com um outro pano, até que o vinagre tenha tirado a mancha. Após a remoção da mancha, use um pano úmido com algumas gotas de desinfetante perfumado para neutralizar o cheiro. Termine secando com secador de cabelo na temperatura fria.

Recomendações para tirar manchas em geral

• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!

• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.

• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.

• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.

• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois

Link: LIONS WebCasting

User Menu

Usuarios Online

Nós temos 26 visitantes online

Atendimento Chat MSN!